Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

Pages

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sites com música são um desrespeito ao usuário

Uma das coisas mais odiosas que um desenvolvedor pode fazer com o usuário é criar sites com trilhas sonoras executáveis assim que alguém acessa a página inicial.
Esse tipo de ação mostra uma clara falta de respeito com as pessoas que estão acessando um site. Duas situações são possíveis. A primeira: o usuário está ouvindo suas próprias músicas, ou a televisão, e é interrompido pela musiquinha que o desenvolvedor acha que ele deve escutar. A segunda: o usuário não está ouvindo nada, curtindo aquele silêncio, e de repente começa do nada a sair um som.
O que estamos falando aqui é de quebrar a expectativa do usuário. Quando uma pessoa acessa um site, ele não está esperando ouvir música. Além disso, temos o problema da banda. Baixar arquivos de música é algo pesado e consumir boa parte da banda do usuário sem ao menos ele ter solicitado isso é um baita desrespeito. E tem alguns usuários que possuem internet (modem) com banda limitada, e o desenvolvedor ainda vem ocupar esse espaço curto com musiquinhas.
Por isso, mesmo em casos em que o som se justificaria, como no caso do site de uma banda, por exemplo, deixe o player à vista e permita que o usuário escolha se quer executar o som ou não. Não tome essa decisão por ele ou o que era admiração por uma banda pode se tornar em repúdio.
Exemplo fictício: João era um pai de primeira viagem e, depois de muitas e muitas noites sem conseguir botar o bebê recém-nascido para dormir, naquele dia finalmente ele conseguiu. Satisfeito, decidiu usar o tempo livre para navegar um pouco. Quando acessa um site, inesperadamente, toca aquele som que vem do nada e acorda o bebê, chorando muito. Nosso querido usuário acaba de perder mais uma noite de sono por conta de um desenvolvedor que não pensa nele.
Se você quiser dar uma boa experiência para o usuário, construa um site fácil de ser usado, simples de localizar as informações ou de completar as tarefas. Pode caprichar no visual e acrescentar os acessórios que achar necessário, mas não surpreenda o usuário e deixe-o tomar as decisões por ele mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More