Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários

Pages

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

De quanto em quanto tempo deve-se redesenhar um site?


Globo.com estreou no último dia 30 de agosto de 2007 sua décima home em dez anos. Não estamos falando de pequenos ajustes e sim de reformulações completas da home em uma média de uma por ano (embora tenham sido duas em 2006 e 2009 e nenhuma em 2002 e 2008).
Esquecendo a polêmica em torno de se está melhor ou não, as constantes reformulações na página principal do portal brasileiro que mais investe em usabilidade e arquitetura de informação levantam a questão do intervalo de tempo ideal para o redesign de um site.
A idéia do redesign anual parece tentadora. Sem dúvida, dentro de um ano a internet evolui o suficiente para pensar em uma reformulação que agregue novas funcionalidades. O marco anual, entretanto, não é uma regra e cada caso deve ser analisado separadamente.
Para saber se está na hora ou não de uma reformulação geral, o ideal é testar o projeto atual para saber se está tudo funcionando bem, se as informações necessárias estão disponíveis e, principalmente, se os usuários estão satisfeitos.
Reformular um site apenas para mudar o visual, na minha opinião, é algo que não vale muito a pena. Claro que uma nova estética causa impacto tanto ao proprietário quanto a alguns visitantes do site. Um redesign, entretanto, deve levar em consideração características tão ou mais importantes que a estética, como arquitetura de informação, usabilidade, acessibilidade e peso do código.
A Globo.com tem ensinado como fazer isso. As mudanças que eles fazem não são somente visuais e sim agregam novas funcionalidades e melhoram pontos críticos, provavelmente detectados com as pesquisas e testes que a equipe faz. Um bom exemplo para todos os desenvolvedores.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More